10.0.0.1 Endereço IP

O que é o endereço IP 10.0.0.1?

10.0.0.1 é um endereço IP com classe A ou deveríamos dizer um endereço IP de classe A. É comumente usado por marcas de roteadores populares em seus modelos de roteadores para o endereço IP do gateway padrão de seus roteadores. Esse endereço IP deve ser exclusivo para ser acessível e não mais do que um dispositivo pode ter seu endereço IP igual a 10.0.0.1.

Esse endereço IP às vezes também é usado para configurar sua própria rede em casa ou no escritório, de modo que o compartilhamento de rede possa ser configurado entre os dispositivos conectados à mesma rede.

10.0.0.1 também pode ser explicado como um endereço IP privado que é usado dentro de uma configuração de rede privada. Esse endereço IP é usado por modos, roteadores e outros dispositivos, como DVRs, câmeras de CCTV e webcams, como endereço IP local.

Também é possível usar esse endereço IP 10.0.0.1 para acessar o painel de controle do administrador do roteador apenas abrindo o endereço IP como uma URL na barra de endereços de qualquer navegador da Web, como o Mozilla Firefox.

Qual é a utilidade do endereço IP 10.0.0.1?

Para qualquer dispositivo conectado à Internet através de um roteador ou modem, eles têm dois tipos de endereços IP:

  • Endereço IP local
  • Endereço IP Público

Endereço IP local

Um endereço IP interno ou local é atribuído a um dispositivo dentro de uma rede privada, o que ajuda a localizar os diferentes dispositivos conectados a ele, como um smartphone, computador, laptop, webcam, desktop, tablet e outros dispositivos de IoT.

Endereço IP Público

Um endereço IP externo ou público é atribuído pelo seu provedor de serviços de Internet (ISP) quando você está conectado à Internet através de um roteador ou modem. Vamos supor que você tenha 5 dispositivos conectados à Internet, isso não significa que você terá 5 endereços públicos ou externos. O endereço IP público é o mesmo para todos os dispositivos conectados à mesma rede por meio de um roteador, a menos que você tenha roteadores diferentes conectados a cada dispositivo.

Eu acho que agora você entende a diferença entre o endereço privado e público. Com isso, vamos parar com o absurdo sobre o endereço IP público e privado!

Concluindo a partir da definição acima, 10.0.0.1 é o endereço IP interno da rede do seu roteador quando você está conectado à Internet. Esse endereço IP aparecerá em todas as configurações do gateway de rede TCP / IP.

Um roteador atribui esses endereços IP locais a cada dispositivo conectado ao roteador. O roteador pode atribuir esses endereços IP da seguinte maneira:

  • Dispositivo 1: 10.0.0.1
  • Dispositivo 2: 10.0.0.2
  • Dispositivo 3: 10.0.0.3
  • Dispositivo 4: 10.0.0.4
  • Dispositivo 5: 10.0.0.5

e assim por diante…

Nota: Lembre-se, todo o roteador não atribui endereços IP começando com 10.0.0.1. Eles também podem atribuir com 192.168.1.2 ou 192.168.0.2 ou algo mais em particular.

Se você quiser saber que série de endereços IP seu roteador está usando ou qual endereço IP local seu dispositivo está usando, use o comando ping no prompt de comando se estiver usando o Windows, terminal se MacOS e Linux.

Como configurar o roteador para usar o endereço IP 10.0.0.1?

Siga as etapas abaixo mencionadas, caso deseje configurar seu roteador para usar 10.0.0.1 como seu endereço IP:

  1. Primeiro de tudo abra o seu navegador favorito, o nosso é o Mozilla Firefox.
  2. Digite http://10.0.0.1/ na barra de endereços do navegador da Web e abra-o em seu navegador da Web.
  3. Agora você verá o painel de controle do roteador ou o painel de administração. Digite o nome de usuário e senha do roteador para acessar o painel. Caso você não saiba o nome de usuário e senha padrão do seu roteador, aqui está a lista completa para ajudá-lo a acessar seu roteador. Se você não se lembra da sua própria credencial, acesse este guia para recuperá-lo.
  4. Agora vá para a seção Rede do seu roteador.
  5. Procure as configurações de DNS do seu roteador.
  6. Defina o DNS como 8.8.8.8 e 8.8.4.4 pelo Google ou 208.67.222.222 e 208.67.220.220 pelo Open DNS e pronto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *